A cidade de Campinas/SP é um grande polo de formação de músicos do cenário instrumental, com grande demanda destes músicos por espaços para se apresentarem, foi percebendo isso que a ‘Zumbido Cultural’ (produtora campineira independente criada em 2012 pelo produtor Arthur Amaral), criou a ‘Mostra Jazz Campinas’. Evento musical anual que acontece desde 2015, entre junho/agosto na cidade de Campinas, com em média 7 dias consecutivos de duração, dedicados à música instrumental (jazz) e vertentes, oferecendo vasta programação cultural com diversas apresentações musicais, workshop’s de música, exposições fotográficas, mostras de vídeos e mesas de discussões, em espaços públicos sem cobrança de entrada, como também em casas de show/bares com cobrança de entrada à preços populares. 

Desde sua primeira edição a Mostra cresceu em número de atividades culturais, tempo de programação, número de artistas e equipe envolvida e devido à grande repercussão, atualmente é possível dizer que este evento é reconhecido como parte da agenda cultural de Campinas, com grande alcance de público e mídia na cidade e região. O principal objetivo da Mostra desde o início foi o de promover o acesso de diversas camadas da população à música instrumental como o jazz e suas vertentes, estilo fora do circuito comercial, bem como a ações artísticas e educativas, além de incentivar a fruição de bens culturais essenciais ao desenvolvimento social, através de apresentações musicais, eventos em espaços públicos e praças, em diferentes bairros da cidade.

 

A Mostra vem cumprindo também o seu papel de valorizar os músicos e artistas locais, apresentando projetos de música instrumental local, movimentando a cena cultural da cidade, abrindo espaços aos artistas da cidade e promovendo o encontro altamente produtivo que eventos como este proporciona. O contato com a música instrumental encanta jovens e adultos e promove o interesse pela arte e cultura, diferentes das propostas pelo meio do entretenimento televisivo e comercial e acreditamos que para garantir a diversidade das expressões artísticas, iniciativas como essa precisam ser apoiadas e multiplicadas. 

Mesmo sendo realizada ainda de maneira independente, longe de seu ideal de produção e remuneração dos trabalhadores da cultura envolvidos, com recursos escassos desde 2015, a Mostra ainda assim tem levado música para diversos públicos, com o objetivo de propagar pelas ruas, janelas e praças da cidade arte e cultura. É evidente que com incentivo financeiro o evento possa atingir muito mais pessoas, levar mais atividades culturais para outras regiões da cidade e atingir ainda mais seus objetivos sócio-culturais, bem como remunerar adequadamente os trabalhadores envolvidos com o evento.