06/12 | 16H30 | FÊMEA FÁBRICA
Rua Barão de Jaguara, 576 – Centro | Gratuito
*Inscrições abertas até o dia 05/12, clique aqui para se inscrever
A Gaita (Harmônica) no Jazz e na Música Brasileira, vista às vezes como um instrumento exótico ou até mesmo um brinquedo, a gaita povoa o imaginário popular não somente com sua sonoridade, mas também com a sugestão de paisagens e sentimentos, como é possível notar no Blues, música negra que é a espinha dorsal do que podemos denominar como música popular estadunidense.
Entretanto a gaita fez-se presente de forma significativa na construção do jazz, representada pelo genial Toots Thielemans, que aproximou a mesma na concepção moderna da improvisação. No Brasil também houve uma aproximação da improvisação que trabalhava, de certa forma, a harmonia e a verticalização das linhas melódicas. Um dos grandes mestres nesta arte do improviso e representante ativo da bossa nova foi Maurício Einhorn. É importante ressaltar a existência de um sem número de colaboradores na história e desenvolvimento da gaita como instrumento completo e real.
Neste workshop será abordado elementos básicos da estrutura do instrumento e como se deu o avanço diante das transformações na música.
- Publico alvo: Aberto ao público em geral.
- Duração: Aproximadamente 1h30