02/09 - Quinta 17h

A arte do “Walking Bass”: grandes contrabaixistas do jazz | com Daniel Ribeiro ‘Pezim’

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Neste workshop, o contrabaixista Daniel Ribeiro “Pezim” irá falar sobre aspectos do “walking bass”, a linha de contrabaixo no jazz e os maiores expoentes do gênero, que influenciam músicos por gerações.

Daniel Ribeiro Campos, conhecido como “Pezim”, natural de Uberaba-MG, atualmente residente em São Paulo, é contrabaixista (acústico e elétrico) formado pela Escola Superior de Música da Faculdade Cantareira, na qual desenvolveu seus estudos com o grande contrabaixista Alberto Luccas. Além disso, participou do curso de verão do Litchfield Jazz Camp em 2009 no qual esteve presente em workshops de Dave Liebman, Lionel Loueke, Trio da Paz, Nilson Matta e Claudio Roditti.

O músico já se apresentou ao lado de Djalma Lima, Bob Wyatt, Nenê, Edu Ribeiro, Ademir Júnior, Baptiste Herbin, Soundscape Big Band Jazz, Gilson Peranzetta, Wilson Teixeira, Cuca Teixeira, Pepa D’elia, Vinícius Dorin, Daniel D’Alcântra, Vitor Alcântra, Toninho Ferragutti, Teco Cardoso, Walmir Gil, Marcio Bahia, Karlheinz Miklin, Lupa Santiago, Alexandre Mihanovic, Phil DeGreg, Michael Waldrop, David Spencer, Banda Urbana, entre outros.

Em 2012, apresentou-se no Festival de Jazz de La Plata (Argentina) como integrante do Fernando Corrêa Quarteto. Em 2013, realizou alguns concertos no Festival Harmos Plural em Portugal com o grupo Terra Brasilis. Em 2015, participou do concerto realizado no Sesc Sorocaba com a Soundscape e Gilson Peranzetta. Ainda neste ano, participou da turnê de 10 shows pelas cidades do estado de São Paulo, financiada pelo edital do Proac com o Trio Matiz, que é formado pela pianista Eloá Gonçalves e o baterista Fábio Augustinis. Em 2018, participou do projeto Brasil do Saxofone, organizado pelos saxofonistas Ademir Junior e Baptiste Herbin. Os shows foram realizados no Jazzb (São Paulo-SP) e no Alma Coliving (Campinas-SP).

Atualmente atua como freelancer em vários grupos pelos quais é requisitado e foi contrabaixista da banda do cantor Alexandre Pires, integrando o projeto intitulado “DNA Musical”. Participou da turnê deste projeto em 2017 e dentre os vários shows realizados, destaca-se o show realizado no Espaço da Américas com a cantora Alcione, em julho do mesmo ano. Em dezembro, participou do Festival Combina MPB como integrante da banda “DNA musical” do Alexandre Pires, dividindo o Palco com Paulo Miklos e Arnaldo Antunes. Além disso, desenvolve projetos nos grupos Daniel Pezim Quarteto, Fabrízio Casaletti quarteto e Trio Matiz.

Em 2019, lançou o seu disco autoral, intitulado “De prima”, com composições originais do músico. O quarteto que gravou o projeto é formado pelos grandes expoentes do jazz de São Paulo, Cuca Teixeira na bateria, Vitor Alcântara nos saxofones e Djalma Lima na guitarra.

Como educador e pesquisador, em 2014 finalizou sua pesquisa de mestrado pela Unicamp intitulada “O contrabaixo brasileiro nos trios da década de 1960: Aspectos da condução do contrabaixo”. Atualmente ministra aulas no Centro Universitário Unisant’Anna, no Centro Universitário Ítalo Brasileiro, é professor de contrabaixo da Faculdade Integral Cantareira e da Faculdade Souza Lima.